Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

RESUMO FINAL


        A Segunda Guerra Mundial é considerada por muitos o maior acontecimento de todos os tempos. Ela teve como principais causas o Tratado de Versalhes e a crise econômica, e seu inicio deu-se em 1939 quando a Polônia foi invadida pelo exercito alemão, fato que fez com que França e Inglaterra declarassem imediatamente Guerra a Alemanha. Pode-se dizer que todos os países participaram direta ou indiretamente neste grande conflito, pois alguns possuíam matéria-prima, outros mandavam mantimentos, dispunham de boa localização ou então apenas serviam de apoio a algum dos grupos. Os dois grupos em combate eram os Aliados (Inglaterra, URSS, Franca e EUA) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Hitler antes do inicio da guerra desrespeitava o Tratado de Versalhes, manipulava os cidadãos alemães e enganava a todos com seus discursos que faziam apologia a Alemanha não ter pretensão de guerra.
        Além disto, há descobrimentos entre outros aspectos da bomba atômica que se deu sobre inicio da fórmula de Albert Einstein e que logo após ouve o descobrimento de que os alemães estariam começando criações de fissão nuclear, com esse acontecimento foi mandada uma carta de Einstein ao presidente dos EUA Roosevelt com o aviso de que o pais deveria priorizar a criação das bombas. As bombas atômicas foram resultado do famoso projeto de Manhattan que foi um trabalho dos EUA, Canadá e Reino Unido para se defender dos Alemães Nazistas. Os dois grandes ataques de bomba atômica foram no Japão, em Hiroshima e Nagazaki causando grande destruição e morte de cerca de 140.000 pessoas, alem das mortes por radioatividade. A bomba chegava a um milhão de graus Celsius e percorria milhões de quilômetros e seu principal conteúdo foi o urânio. A bomba atômica teve grande importância na biologia sendo cancerígena e podendo causar mutações, cegueira, infertilidade entre outros e na química nuclear como o urânio que foi o maior componente para bomba, e hoje em dia ainda tem seus benefícios na medicina e em usinas nucleares entre outros.
         Os efeitos da radiação que eram tão acumulativos que se levou a mutações em um organismo submisso a uma quantidade elevada de radiação. Tudo o que restava e estivesse em um raio de dois quilômetros e meio destruiu a vegetação e toda a estrutura das cidades. A radioatividade se alastrou causando chuvas ácidas, contaminando regiões em suas plantações, lagos e rios. Por isso hoje, há muitos descendentes da guerra que ainda sofrem as conseqüências desta radiação. Em março de 2011, logo após o acidente de Fukushima, cientistas Japoneses descobriram que o acidente gerou mutações genéticas em borboletas, e que também podem ter afetado outras espécies.
         O surgimento da genética das bactérias ocasionado na guerra foi um período muito agravante e preocupante. As armas químicas e biológicas contêm seus descendentes da Segunda Guerra Mundial até hoje, temiam o avanço tecnológico contemporâneo com o passar dos tempos, pois foi o que hoje se expandiu atualmente. Justamente por isso em 1971 levaram a proibição das armas biológicas e também das armas químicas. Mas, a verdadeira revolução da guerra foi às armas nucleares. Os microrganismos foram causadores de tanta preocupação, era a nova arma descoberta que havia gerando inúmeras mortes. Seguido disto, os agentes biológicos são uma grande ameaça depois das armas nucleares. Estes agentes biológicos são facilmente transformados em armas. Os vírus que geraram milhões de mortes eram as bactérias geradoras da Tularemia, do botulismo, da peste e do vírus da varíola, brucelose, muito fatais. Contaminam-se quem tiver o contado diretamente com a bactéria, seja pelo ar, pela água e alimentos contaminados.
          Nesta época foi utilizada a câmera de gás, com o intuito de matar pessoas, e em alguns casos exterminar com as doenças. No auge, foram fabricadas algumas bombas nucleares, utilizando os mesmos recursos das câmeras, um gás que inalado levaria a óbito, algumas cidades ficara totalmente destruídas como é o caso de Hiroshima e Nagasaki. Estes acontecimentos são extremamente importantes, pois através deles hoje é usada a energia nuclear, que é transformada em elétrica. Foi depois da descoberta de reações nucleares que ocorreu na Segunda Guerra Mundial com a explosão das bombas atômicas que a radiação se tornou um ponto preocupante, e foi depois da guerra que ela ficou mais conhecida por ser um avanço na tecnologia: a energia nuclear. Com esta descoberta se obteve alguns benefícios, pois é essa energia que está substituindo as gerada em hidrelétricas, a energia derivada de petróleo e a usina de carvão.

          Concluímos com este trabalho a importância da 2º Guerra Mundial, envolvendo países com auto índice de economia hoje em dia, e que foram altamente desenvolvidos naquela época, entrando em conflito com diversos países o que foi um dos maiores acontecimentos mundiais. Podemos também nos aprofundar detalhadamente em todos os processos da Guerra incluindo História, Biologia, Química, Física e demais matérias, o que facilitou nosso ensino, pois aprendemos como foram feitos armamentos, as doenças transmitidas na época que ainda hoje deixaram marcas em muitas pessoas e em cidades como Nagazaki e Hiroshima por sua radiação que foi gerada pela revolucionaria Bomba Atômica.

Consequências da Segunda Guerra Mundial


  • A Segunda Guerra Mundial totalizou milhões de mortos, diversas pessoas ficaram desabrigadas e sem suas famílias, além de milhares de feridos.
  • Até 1991 considerava-se que a União Soviética havia perdido 20 milhões de pessoas, porém atualmente, dados indicam que o numero de soviéticos mortos chegam quase a 50 milhões. 
  • Ao término da guerra o mundo estava dividido entre 'lados'. De um os países capitalistas e de outros os socialistas.
  • Houve uma redefinição da ordem mundial a favor das superpotências. Estados Unidos da América confirmaram sua hegemonia capitalista, e URSS exercia uma considerável influência na Europa Ocidental, deixando a guerra como uma potência de primeira grandeza.
  • Declínio da influência econômica, politica e cultural da Europa.
  • "Inicio de um conflito politico-ideológico entre as duas grandes potências, conhecido como "guerra fria"." 
  • Criação da Organização das Nações Unidas (ONU) para manter a paz mundial.
  • Com exceção da URSS e dos EUA, os outros países agora teriam que se reconstruir quase que completamente.

Fontes:
<UNIFICADO, Pré-Vestibular. Livro 3, DIDACTA.2012.>
<COTRIM, Gilberto, 1995. História Global - Brasil e Geral.São Paulo: Saraiva, 2005.>
<PEDRO, Antonio. Historia Geral. São Paulo: FTD, 1995.>

Ataque Japonês à Pearl Harbor

       O ataque a Pearl Harbor trata-se de uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, situada na ilha de Oahu no Havai. Esta operação surpresa foi efetuada na manhã de 7 de dezembro de 1941, e fez com que os Estados Unidos da América entrassem na Segunda Guerra Mundial diretamente. O Japão era governado por um imperador autoritário que não tinha uma boa relação com os Estados Unidos – imperador que governava um Império chamado de Nipônico –. 
          Os EUA, apesar de participarem indiretamente da guerra, não participavam diretamente deste conflito desde 1939, porém preparavam seus exércitos e armamentos em suas bases que estavam espalhas em pontos estratégicos do planeta. Pearl Harbor localizava-se no Oceano Pacifico e era um ponto de importância elevada para a estratégia militar estadunidense e dos futuros “Aliados”. O Japão estava numa corrida de expansão territorial na Ásia, e para eles seria um grande problema se os EUA decidissem entrar na guerra e começassem a combater os japoneses. Se isso ocorresse, atrapalharia os planos do Império Nipônico, e devido a isso,o exército japonês a comando de Nagumo elaborou um ataque surpresa a base de Pearl Harbor com a intenção de neutralizar a ação do exército e da marinha dos EUA no Oceano Pacifico. 
         Na manhã do ataque, os aviões japoneses passaram pelo radar instalado no dia anterior aparentando ser aviões do exército dos Estados Unidos. Alguns destes aviões com os quais foram confundidos foram abatidos no caminho pelos japoneses, que conseguiram alcançar o centro da base para o ataque. Eram 353 aviões japoneses e cinco submarinos, estes causaram danos materiais e mortes nos EUA, que são: 11 navios e 188 aviões destruídos, 2403 militares e 68 civis mortos, 159 aviões danificados e 1178 pessoas feridas. Alem de causar a entrada dos EUA na guerra, o ataque a Pearl Harbor deu inicio a Guerra no Pacifico e sucessivas declarações de guerra.

Fontes:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_a_Pearl_Harbor>
<http://www.infoescola.com/segunda-guerra/ataque-japones-a-pearl-harbor/>

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bomba da Segunda Guerra Mundial é retirada de aeroporto japonês

"Um esquadrão de infantaria das Forças de Autodefesa (Exército) do Japão conseguiu desativar e retirar nesta quarta-feira um projétil da Segunda Guerra Mundial que fora encontrado no fim de outubro no aeroporto de Sendai, no noroeste do país.
A operação, que forçou o cancelamento de 30 voos programados para esta quarta-feira, começou às 9h locais e durou duas horas e meia, informou a televisão pública NHK.
Passada uma hora, os militares conseguiram retirar o detonador e a espoleta para evitar a explosão da bomba, e depois a retiraram do aeroporto.
A bomba será armazenada temporariamente em um quartel das Forças de Autodefesa na província de Yamagata, e uma empresa privada será encarregada de desmontá-la corretamente, explicaram fontes aeroportuárias.
Acredita-se que o projétil, com mais de um metro de comprimento e 250 quilos, tenha sido lançado pelo Exército americano durante os bombardeios produzidos sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial.
A bomba foi encontrada em 29 de outubro, a pouco mais de um quilômetro de distância de uma das pistas do aeroporto de Sendai, quando era feita a reparação dos danos sofridos pelas instalações após o tsunami de março de 2011."


Disponível em: 
<http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6298674-EI8143,00-Bomba+da+Segunda+Guerra+Mundial+e+retirada+de+aeroporto+japones.html>

Bomba da 2ª Guerra é detonada no mar na Grã-Bretanha

"Uma bomba despejada por aviões alemães na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial foi detonada no mar neste fim de semana.''


  O dispositivo com mais de 700 quilos de explosivos foi encontrado por acaso por mergulhadores no rio Helford, na região da Cornuália.

Bomba

Bomba havia sido encontrada por acaso por mergulhadores no rio Helford, na Cornuália.

    A bomba foi transportada pela Marinha britânica do leito do rio para um local seguro no meio do mar.

Cerca de 50 barcos foram usados para isolar um raio de dois quilômetros no entorno do ponto da explosão.

  "Seria mais fácil deixar a bomba onde ela estava, mas ela estava muito próxima à terra e significaria um risco para as pessoas e para as construções próximas", afirmou o especialista em explosivos da Marinha Sid Lawrence.
Segundo ele, a bomba tinha uma potência suficiente para destruir "várias construções", se fosse detonada acidentalmente.
As autoridades britânicas acreditam que o dispositivo é uma das maiores bombas remanescentes da Segunda Guerra já encontradas na região sudoeste da Grã-Bretanha."




Disponível em:
<http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121001_bomba_guerra_detona_rw.shtml>

Bomba da II Guerra Mundial é detonada em Munique

Reportagem da 'Veja'.


"Explosão controlada provocou uma bola de fogo sobre a cidade alemã"




    "Autoridades alemãs detonaram na terça-feira uma bomba americana de 250 quilos, remanescente da Segunda Guerra Mundial, encontrada no centro de Munique durante uma construção no bairro de Schwabing. Os especialistas decidiram pela explosão após descartarem todas as possibilidade de conseguir desativar o artefato. Para amenizar a explosão, a bomba foi coberta com sacos de areia e palha.
    Bola de fogo - Apesar da detonação ter sido controlada, a explosão foi muito forte, levantando poeira e uma bola de fogo no céu da cidade. Diversas janelas das residências mais próximas foram quebradas e, segundo testemunhas, pequenos incêndios foram registrados no topo das construções vizinhas.
     Mais de 2.500 moradores foram retirados de suas casas como medida de segurança antes da detonação. Eles só poderão voltar no período da manhã, quando os especialistas verificarem, à luz do dia, o tamanho dos danos causados aos imóveis em volta do local da explosão." 



Disponível em:
<http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/bomba-da-segunda-guerra-e-detonada-no-centro-de-munique>

Bombardeio de Hiroshima e Nagasaki


      Em 6 de agosto de 1945, o Japão já dava sinais de esgotamento com a guerra, e numa tentativa de que o Japão se rendesse logo - já que era impossível que o pais se reerguesse -os EUA lançaram uma bomba desnecessária sob a cidade de Hiroshima. Tal bomba lançada chamava-se ‘Little Boy’, e possuía 60 kg de urânio. Ao ser jogada, detonou-se a 576 metros de altura, levou 43 segundos para cair e “automaticamente, os gatilhos de tempo e barométrico acionaram o detonador que disparou um projétil de urânio que iniciou uma reação em cadeia.”
<http://www.infoescola.com/historia/bombas-de-hiroshima-e-nagasaki/>

     Esta bomba deixou cerca de 140 mil mortos (os números divergem) sendo que desses alguns morreram tempo depois por conta da exposição à radiação. 

Mesmo com este ataque a Hiroshima o Japão não se rendeu, e então, três dias depois, uma segunda bomba atômica foi lançada desta vez na cidade de Nagasaki, causando a morte de mais de 40 mil pessoas. A bomba lançada tinha o nome de “Fat Man”, e era composta de plutônio. Ela seria lançada sobre a cidade de Kokura, mas por problemas de visibilidade o avião mudou seu trajeto, e pôs como novo rumo Nagasaki. Por falta de combustível e pouca visibilidade sobre a cidade, o avião jogou a bomba em meio a um vale. “A bomba explodiu a 600 metros de altura no intuito de maximizar os danos: destruição de edifícios, onda de calor, detritos e forte radiação.” 
<http://www.infoescola.com/historia/bombas-de-hiroshima-e-nagasaki/>

       Depois deste segundo ataque a uma cidade Japonesa, o Japão finalmente se rendeu. O verdadeiro intuito do lançamento dessas bombas era mostrar a força norte-americana sobretudo com fins de amedrontar a URSS.





Adaptado de: 
<http://www.infoescola.com/historia/bombas-de-hiroshima-e-nagasaki/>
<FIGUEIRA, Divalte. Historia, serie novo ensino médio. São Paulo: Editora Ártica, 2002.>


A Guerra no Pacífico

      Embora sendo um país constituinte do Eixo, o Japão permaneceu sem se envolver na guerra durante os dois primeiros anos. Os japoneses tinham pouca matéria-prima e tinham medo de terem seus suprimentos de petróleo que o país importava da Indochina e outras regiões cortados. A estratégia japonesa baseava-se em pressionar o governo dos EUA para que reconhecessem sua supremacia na Asia. Os norte-americanos não atendiam tal exigência, e o governo alemão pressionava o Japão a entrar na guerra, o que fez com que o governo de Tóquio decidisse pela intervenção.
      Assim, em dezembro de 1941 os japoneses colocaram em prática um destruidor ataque surpresa à base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. Era o que faltava para que os EUA entrassem na guerra. Após alguns meses o Japão começou a ocupar diversas áreas que lhe trazia benefícios. Filipinas, Indochina, Birmânia, Tailândia e Nova Guiné são exemplos disso, pois são regiões que faziam grande diferença para a industria japonesa, já que possuíam fontes essenciais de matéria-prima como a borracha, petróleo e minérios.





Fonte:

<FIGUEIRA, Divalte. Historia, serie novo ensino médio. São Paulo: Editora Ártica, 2002.>

A Invasão da URSS

           Haviam três direções em que os nazistas avançavam na invasão da URSS, que se deu em junho de 1941. Eles iam rumo ao Leningrado, Moscou e Stalingrado (norte, centro e sul, respectivamente).
       Stalin (líder da União Soviética) tinha conhecimento das forças alemãs, e foi neste momento que ele colocou em prática a famosa tática do recuo. Isso trazia diversas perdas materiais, mortes e destruição, porém foi devido a isso que os alemães não conseguiram firmar vitórias iniciais. Hitler menosprezou o poder do exército e da força russa, e então dispersou seu exército com armamentos num raio de 3 mil quilômetros. Além desse erro de Hitler, o rigoroso inverno russo castigou os alemães, fazendo com que houvessem milhares de mortes relacionadas á hipotermia e fraqueza, por exemplo.
           Em Stalingrado a batalha ocorreu nas ruas da cidade, onde o exército alemão que tinha 285 mil soldados foi encurralado por forças soviéticas. Depois de diversos conflitos, cerca de 91 mil soldados e 24 generais sobreviventes renderam-se as forças soviéticas. A batalha de Stalingrado foi a primeira significativa e importante derrota de Hitler. 



Fonte:

<FIGUEIRA, Divalte. Historia, serie novo ensino médio. São Paulo: Editora Ártica, 2002.>

Leitura Complementar: A Batalha da Inglaterra


          “Em agosto de 1940, a Alemanha deu início a cerrados bombardeios contra a Inglaterra. Diariamente, os aviões da força aérea alemã levantaram vôo do norte da França para despejar toneladas de bombas sobre cidades, portos e centros industriais da Inglaterra. Londres foi duramente atingida. Calcula-se que, em menos de um ano, mais de 40 mil ingleses morreram em conseqüência desses bombardeios.
Sob a liderança do primeiro-ministro Winston Churchill, a Inglaterra conseguiu resistir. Para isso, contou com a disciplina da população, a eficiência dos pilotos da força aérea inglesa e a ajuda de um equipamento até então inédito: o radar, que detecta a presença de aviões a quilômetros de distância. No começo de 1941, ficou claro para Hitler que os ataques aéreos contra a Inglaterra haviam fracassado. A partir desse momento, os alemães intensificaram a guerra submarina contra a Marinha inglesa.” 



Fonte:
FIGUEIRA, Divalte. Historia, serie novo ensino médio. São Paulo: Editora Ártica, 2002.

Leitura Complementar: A queda da França


      O exercito Francês não conseguiu deter o grande avanço dos alemães, que aproximavam-se rapidamente de Paris, o que fez com que o governo Francês se transferisse para o interior do país. Em 14 de junho de 1940 Paris foi tomada e a bandeira nazista hasteada na Torre Eiffel, alguns dias após,  o governo Francês se rendeu.


Fonte:
PEDRO, Antonio. Historia Geral. São Paulo:  FTD, 1995.

Leitura Complementar: Holanda e Bélgica


            Havia um plano que tinha sido falho na Primeira Guerra Mundial:  a tomada da Bélgica e da Holanda para a formação de uma ponte com fins de invasão da França. Hitler retomou esta antiga estratégia dessa vez na Segunda Guerra Mundial, no dia 10 de maio de 1940. Pela primeira vez o exército Inglês e o exército Francês entraram em combate direto com as forças nazistas. Os dois exércitos foram encurralados pelas forças alemãs. Em 26 de maio Bélgica e Holanda estavam nas mãos dos nazistas, o que ameaçava a Inglaterra.




Fonte:
PEDRO, Antonio. Historia Geral. São Paulo:  FTD, 1995.

Leitura Complementar: Dinamarca e Noruega


     A Alemanha precisava de matéria-prima para que o desenvolvimento das atividades bélicas continuasse. A chegada dessa matéria-prima por meio do Ocidente era impedida devido ao bloqueio naval britânico. Para conseguir esse fornecimento e para estar estável para uma futura invasão da Inglaterra, Hitler deu início a conquista da Dinamarca e Noruega. Em abril de 1940 houve uma cooperação entre a aviação, marinha e o exército alemão, e isso fez com que a Dinamarca fosse rapidamente dominada. Em maio o mesmo aconteceu com a Noruega. A Inglaterra chegou a enviar tropas para combate, porém as mesmas foram inúteis. 


Fonte:
PEDRO, Antonio. Historia Geral. São Paulo:  FTD, 1995.

O inicio parte 2


As apostas de Hitler voltavam-se a uma diplomacia mais agressiva, e sua grande inspiração e auxilio era a atitude dos lideres ocidentais.  Ao tempo em que deixava claro em seus discursos a repulsa ao acontecimento de uma guerra, secretamente preparava seu exercito para uma guerra e anexações.  Assim aconteceu com as anexações da Renânia, Áustria e Tchecoslováquia.
Na madrugada de 1º de setembro de 1939, a invasão da Polônia pelo exercito alemão começou. Um ultimato da Inglaterra e Franca foi enviado á Alemanha, para que esta retirasse seu exercito imediatamente, o que não aconteceu. Hitler não deu resposta, e então, no dia 3 de setembro estes países declararam guerra a Alemanha.
A União Soviética começou a ocupar a Polônia no dia 17 de setembro, e nesse mesmo momento a área de influencia da União Soviética passou a serem os Estados Bálticos. Uma nova ordem imposta pelo governador do Reich, Hans Frank, fez com que a população ficasse completamente submissa, pois ele determinou ate o fechamento de escolas alegando que “toda pessoa instruída é um futuro inimigo”.






Fonte:


PEDRO, Antonio. Historia Geral. São Paulo: FTD, 1995.
PEDRO, Antonio. Historia Geral. São Paulo: FTD, 1995.
Dinamarca e Noruega
PEDRO, Antonio. Historia Geral. São Paulo: FTD, 1995.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Princípio da Equação

           O principio da equação E=mc² é o da Relatividade, e foi criada a partir do momento em que a física "antiga" já não poderia explicar as novas leis da natureza. Na época haviam muitos físicos com inteligência quase considerada "anormal", e a estes foi mostrado que nem toda sabedoria é suficiente, e é preciso estar sempre aprofundando-se nos estudos para progredir. A criação da equação foi efetuada por Albert Einstein, tal que teve grande importância a este princípio, já que o mesmo mostrou que algumas teorias da Relatividade estavam equivocadas. O intuito da equação baseava-se em mostrar a unidade essencial da matéria, do tempo, da energia e do espaço e a equivalência em meio ás forças da gravidade e os efeitos da aceleração de um sistema.


Fontes:
<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/teoria-da-relatividade/teoria-da-relatividade.php>
<http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/o-principio-relatividade.htm>

Produção de Armamentos

          Em plena década de 30 foi pesquisada alguma matéria que fosse mais pesada e forte que o urânio, então tentou bombardeios com nêutrons, mas a resposta não foi positiva. O lado positivo disso tudo foi que conseguiram descobrir uma matéria que fosse menor que o urânio e daí então surgiram a fissão nuclear, mesmo isso não sendo o intuito dos pesquisadores Otto Hahn, Fritz Strassmann e Lise Meitner foi averiguada uma enorme quantidade de energia na fissão.
          A fissão nuclear foi descoberta nos tempos em que a Alemanha nazista estava acabando com os judeus e com a Europa o que fez cientistas como Albert Einstein debandasse do seu próprio pais entre outros que ajudariam no procedimento da famosa bomba atômica. Teriam descoberto que os nazistas estariam descobrindo sobre a fissão nuclear o que fez com que muitos cientistas dos Estados Unidos se juntassem para um único projeto chamado Projeto de Manhattan.
         Na segunda guerra também usufruíram da tecnologia e usaram tanques de guerra submarinos e aviões, tanques de guerra fabricados pelos alemães que chegaram a pesar 180 toneladas, outros tinham força para remover até minas, o primeiro míssil de cruzeiro foi criado também pelos alemães e utilizaram na segunda guerra mundial, era chamado de V-1 logo após foi criado o V-2 míssil de longo alcance utilizado nas ultimas fases da guerra, o primeiro fuzil foi chamado de visão de vampiro, pois consistia de um infravermelho para ser usado á noite.
         Nas forças aéreas foi criado um dos revolucionários aviões da época, inventado pelos irmãos Horten que se deu nome de Horten 2-29 ou também conhecido como asas voadoras que tinha um design fino e largo, nenhum outro avião poderia superar essa obra pelo menos por três décadas.


                                             Avião Horten 2-29, utilizado pelos Nazistas

                                        
                                              Míssil de longo alcance chamado de V-2

                                     
                                                       Primeiro míssil chamado de V-1

                                     
                                                    Tanque capaz de remover minas.





Fontes:


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Corrida Armamentista: Indústria Bélica e Imperialismo


Após a Primeira Guerra Mundial acordos feitos mostravam que obviamente, ninguém estava satisfeito. A Alemanha além de perder territórios ficou sem colônias e a Itália por sua vez não ‘ganhou’ nova territórios e colônias.
Os países capitalistas lutavam pelas fontes de matéria-prima, mercados e investimentos lucrativos de fácil acesso, e devido a isso era inevitável à eclosão de uma nova guerra. A partir da segunda metade da década de 30 as indústrias que fabricavam armas tiveram um considerável crescimento, assim como a siderurgia. A indústria química também sofreu muitas alterações e acabou por evoluir, devido a receber ordens para produção de gasolina e borracha, que eram produtos indispensáveis para a guerra.  E, a subida de Hitler estava vinculada a indústria armamentista, já que o cliente de tais produtos era o Estado nazista.
Durante a Primeira Guerra Mundial muitos territórios foram perdidos, e ao longo da Segunda Guerra Mundial, Hitler reconquistava alguns destes territórios, modernizava o exercito e renovava a aviação. Estes atos foram proibidos no Tratado de Versalhes, porem no momento de reconstrução do exercito e a modernização bélica da Alemanha, o que era mais temido era a União Soviética, e isso fazia com que Hitler ficasse cada vez mais esperançoso e com garra, o que o levava a ser mais exigente.
Os grandes monopólios japoneses precisavam de matéria-prima para a produção de canhões e aviões, e essa busca por matéria-prima levava a necessidade de obter outros territórios que suprissem suas necessidades, porem isso levava ao choque de interesses, já que outras nações tinham a mesma pretensão. Um dos grandes prejudicados com o avanço Japonês era os EUA, porque tinham grandes interesses no pacifico.
Quanto às colônias, Alemanha e Itália que se unificou tardiamente, não se conformavam em ver que a maior parte delas estava em posse da Inglaterra e Franca. A Itália desejava as regiões do norte da África.
“Somente uma guerra poderia satisfazer estas exigências imperialistas. O problema era que uns se preparavam mais rapidamente do que os outros. Hitler tomou à dianteira”
PEDRO, Antonio. Historia Geral. São Paulo: FTD, 1995.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Energia


        Também chamada de energia atômica a energia nuclear é obtida através da fissão do núcleo do átomo que tem urânio enriquecido, assim é liberado uma quantidade excessiva de energia. Este tipo de energia faz com que as partículas do núcleo permaneçam unidas dentro de um átomo e a divisão deste faz com que ocorra uma grande liberação de energia. No final da Segunda Guerra mundial este tipo de energia foi utilizado, sob do presidente dos estados unidos as forças armadas atacaram as cidades de Hiroshima e Nagasaki.

         Na cidade de Hiroshima foi jogada a bomba denominada Little Boy (pequeno menino) no dia 6 de agosto de 1945, o ato matou imediatamente 80 mil pessoas e deixou muitas pessoas com sérios problemas de saúde devido a radioatividade e três dias depois a cidade de Nagasaki foi afetada com a bomba Fat Man (homem gordo). 
     Com esses ataques mais ou menos 200 mil pessoas morreram. A bomba little boy continha 602 kg de urânio e ao ser arremessada a cidade gerou um impacto estrondoso, foi arremessada a 576 metros de altura e demorou menos de 1 minuto para cair e destruir Hiroshima. A bomba Fat Man era feita de plutônio, explodiu a uma altura de 600 metros, mas esta era pra ser jogada em Kokura, mas devido ao tempo o avião acabou arremessando em Nagasaki. 
        O urânio utilizado na bomba Little Boy contém 92 prótons, 92 elétrons e entre 135 e 148 nêutrons. É encontrado na costra terrestre, como mineral, é um elemento natural e comum. 



Informações gerais
Urânio, U, 92
3 (IIIA), 7, f
19050 kg/m3,
Propriedades atômicas
238,02891(3) u
175 pm
186 pm
[RN] 7s2 5f4
2, 8, 18, 32, 21, 9, 2 (ver imagem)
3, 4, 5, 6 (base)
                                Fonte:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Plut%C3%B4nio>




          O plutônio usado na bomba Fat Man é um metal de transição, é extremamente radioativo, um pedaço do metal é capaz de levar a água em ebulição, em contato com o ar pode-se observar a formação de uma película amarelada de oxido de plutônio, é um metal prateado.


Informações gerais
Plutônio, Pu, 94
n/a, 7, f
19816 kg/m3,dureza desconhecida
7440-07-5
Propriedades atômicas
244,0642 u
Raio atômico (calculado)
159 pm
187±1 pm
[Rn] 5f6 7s2
2, 8, 18, 32, 24, 8, 2(ver imagem)
7, 6, 5, 4, 3
                                Fonte: 
    <http://pt.wikipedia.org/wiki/Plut%C3%B4nio>


Fontes:
<http://www.infoescola.com/historia/bombas-de-hiroshima-e-nagasaki/>
<http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/nuclear/energia_nuclear_-_uranio.html>
<http://www.infoescola.com/historia/bombas-de-hiroshima-e-nagasaki/>

Radioatividade na Segunda Guerra Mundial

            Radiações são partículas que se propagam com energia e velocidade elevada ou ondas eletromagnéticas, e que quando entra em contato com uma outra determinada matéria produz alguns efeitos sobre ela. Os estudos sobre a radiatividade iniciaram no começo do século XX, logo depois Rutherford descobriu as partículas alfa (α) e beta (β), e depois desta descoberta foi constatada a existência dos raios gama (γ).
            A partir da descoberta de reações nucleares pela humanidade, a radiação se tornou um fator preocupante, que aconteceu na Segunda Guerra Mundial com a explosão das bombas atômicas. E foi depois da guerra que ela se tornou mais conhecida, não só pelo fato dos acidentes e contaminações, mas por ser um avanço na tecnologia: a energia nuclear.
            Com essa descoberta se obteve alguns benefícios, pois essa energia está substituindo as geradas em hidrelétricas, a energia derivada de petróleo e a usina de carvão. E a radiação também contribui ainda na medicina, na agricultura e na indústria.
         Porem tem seus malefícios, pois depois de um tempo os primeiros efeitos fisiológicos constatados foram queimaduras na pele e um dos primeiros a relatar essas queimaduras foi Becquerel. E também foi em 1908, aquele que descobriu a radioatividade acabou por ser a primeira vitima de morte por câncer de pulmão contraído pela radioatividade.







Fontes:
<http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_radiacoes_riscos_e_beneficios.pdf

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Agentes Biológicos, Radioatividade e Mutações


                Para aterrorizar a humanidade os terroristas utilizam as armas biológicas para provocar medo e angústia nas pessoas, a nova arma descoberta são os comuns microrganismos que contêm um enorme poder de destruição, como a mais conhecida varíola e a peste que causaram grande número de mortes na história da humanidade.
            A (Opaq) – Organização para Proibição de Armas Químicas, uma instituição internacional que tem 143 países, avalia que depois das armas nucleares, os agentes biológicos são uma enorme ameaça para a humanidade.
            Durante a Segunda Guerra Mundial o Japão utilizou armas biológicas contra a China e bombardeou uma aldeia que continha pulgas transmissoras da peste bubônica, e arroz contaminado.  Dentro de campos de concentração o Japão usou escravos da guerra para fazer experimentos, para isso usou agentes biológicos como o antraz e também geradores de botulismo, cólera, peste bubônica e brucelose. Contaminam-se pessoas que tenham contato direto com a bactéria, também pelo ar, pelos alimentos e pela água contaminada, como ocorrida durante a guerra.
            Em 1945, dentre os dias 6 e 9 de agosto as cidades Japonesas: Hiroshima e Nagasaki foram atacadas por bombas nucleares dos Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial. A maior parte dos afetados pela explosão atômica em Hiroshima eram pessoas inocentes que carregam marcas tanto fisicamente como também psicologicamente. Estes efeitos da radiação são tão acumulativos que se leva a mutações em um organismo submisso a uma quantidade elevada de radiação.
            A bomba chamada Little Boy caiu na cidade de Hiroshima, em seguida, após três dias na cidade Nagasaki caiu à bomba Fat Man, que acabou completamente com as cidades. Tudo que restava e estivesse em um raio de dois quilômetros e meio destruiu a vegetação e toda a estrutura das cidades. Assim a radioatividade alastrou-se gerando chuvas ácidas, contaminando ali a região nas plantações, lagos e rios. Demorou muitos dias para que alguns sobreviventes fossem atendidos, levando assim á mortes lentas e dolorosas destes. Muitos descendentes das pessoas afetadas, até hoje sofrem os efeitos radioativos. As mortes na cidade de Hiroshima são aproximadamente entre 140 mil, e em Nagasaki varia entre 80 mil pessoas.
            Em março de 2011, logo após o acidente de Fukushima, cientistas Japoneses descobriram que o acidente gerou mutações genéticas em borboletas, e que também pode ter afetado outras espécies.

                                             Cidade Nagasaki e Hiroshima alvos das bombas   


As mortes entre 140 mil em Hiroshima, e Nagasaki 80 mil.
                                              

                                                 
                                                                                    Nagasaki totalmente destruída
                                           


        As pessoas atacadas em Hiroshima 1945





Fontes:

<http://minilua.com/apos-terror-como-estao-hoje-cidades-hiroshima-nagasaki-chernobil/>
<http://www.libertas.com.br/site/index.php?central=conteudo&id=491>
<http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1223>