Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A Invasão da URSS

           Haviam três direções em que os nazistas avançavam na invasão da URSS, que se deu em junho de 1941. Eles iam rumo ao Leningrado, Moscou e Stalingrado (norte, centro e sul, respectivamente).
       Stalin (líder da União Soviética) tinha conhecimento das forças alemãs, e foi neste momento que ele colocou em prática a famosa tática do recuo. Isso trazia diversas perdas materiais, mortes e destruição, porém foi devido a isso que os alemães não conseguiram firmar vitórias iniciais. Hitler menosprezou o poder do exército e da força russa, e então dispersou seu exército com armamentos num raio de 3 mil quilômetros. Além desse erro de Hitler, o rigoroso inverno russo castigou os alemães, fazendo com que houvessem milhares de mortes relacionadas á hipotermia e fraqueza, por exemplo.
           Em Stalingrado a batalha ocorreu nas ruas da cidade, onde o exército alemão que tinha 285 mil soldados foi encurralado por forças soviéticas. Depois de diversos conflitos, cerca de 91 mil soldados e 24 generais sobreviventes renderam-se as forças soviéticas. A batalha de Stalingrado foi a primeira significativa e importante derrota de Hitler. 



Fonte:

<FIGUEIRA, Divalte. Historia, serie novo ensino médio. São Paulo: Editora Ártica, 2002.>

Nenhum comentário:

Postar um comentário