Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ataque Japonês à Pearl Harbor

       O ataque a Pearl Harbor trata-se de uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, situada na ilha de Oahu no Havai. Esta operação surpresa foi efetuada na manhã de 7 de dezembro de 1941, e fez com que os Estados Unidos da América entrassem na Segunda Guerra Mundial diretamente. O Japão era governado por um imperador autoritário que não tinha uma boa relação com os Estados Unidos – imperador que governava um Império chamado de Nipônico –. 
          Os EUA, apesar de participarem indiretamente da guerra, não participavam diretamente deste conflito desde 1939, porém preparavam seus exércitos e armamentos em suas bases que estavam espalhas em pontos estratégicos do planeta. Pearl Harbor localizava-se no Oceano Pacifico e era um ponto de importância elevada para a estratégia militar estadunidense e dos futuros “Aliados”. O Japão estava numa corrida de expansão territorial na Ásia, e para eles seria um grande problema se os EUA decidissem entrar na guerra e começassem a combater os japoneses. Se isso ocorresse, atrapalharia os planos do Império Nipônico, e devido a isso,o exército japonês a comando de Nagumo elaborou um ataque surpresa a base de Pearl Harbor com a intenção de neutralizar a ação do exército e da marinha dos EUA no Oceano Pacifico. 
         Na manhã do ataque, os aviões japoneses passaram pelo radar instalado no dia anterior aparentando ser aviões do exército dos Estados Unidos. Alguns destes aviões com os quais foram confundidos foram abatidos no caminho pelos japoneses, que conseguiram alcançar o centro da base para o ataque. Eram 353 aviões japoneses e cinco submarinos, estes causaram danos materiais e mortes nos EUA, que são: 11 navios e 188 aviões destruídos, 2403 militares e 68 civis mortos, 159 aviões danificados e 1178 pessoas feridas. Alem de causar a entrada dos EUA na guerra, o ataque a Pearl Harbor deu inicio a Guerra no Pacifico e sucessivas declarações de guerra.

Fontes:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_a_Pearl_Harbor>
<http://www.infoescola.com/segunda-guerra/ataque-japones-a-pearl-harbor/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário