Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bombardeio de Hiroshima e Nagasaki


      Em 6 de agosto de 1945, o Japão já dava sinais de esgotamento com a guerra, e numa tentativa de que o Japão se rendesse logo - já que era impossível que o pais se reerguesse -os EUA lançaram uma bomba desnecessária sob a cidade de Hiroshima. Tal bomba lançada chamava-se ‘Little Boy’, e possuía 60 kg de urânio. Ao ser jogada, detonou-se a 576 metros de altura, levou 43 segundos para cair e “automaticamente, os gatilhos de tempo e barométrico acionaram o detonador que disparou um projétil de urânio que iniciou uma reação em cadeia.”
<http://www.infoescola.com/historia/bombas-de-hiroshima-e-nagasaki/>

     Esta bomba deixou cerca de 140 mil mortos (os números divergem) sendo que desses alguns morreram tempo depois por conta da exposição à radiação. 

Mesmo com este ataque a Hiroshima o Japão não se rendeu, e então, três dias depois, uma segunda bomba atômica foi lançada desta vez na cidade de Nagasaki, causando a morte de mais de 40 mil pessoas. A bomba lançada tinha o nome de “Fat Man”, e era composta de plutônio. Ela seria lançada sobre a cidade de Kokura, mas por problemas de visibilidade o avião mudou seu trajeto, e pôs como novo rumo Nagasaki. Por falta de combustível e pouca visibilidade sobre a cidade, o avião jogou a bomba em meio a um vale. “A bomba explodiu a 600 metros de altura no intuito de maximizar os danos: destruição de edifícios, onda de calor, detritos e forte radiação.” 
<http://www.infoescola.com/historia/bombas-de-hiroshima-e-nagasaki/>

       Depois deste segundo ataque a uma cidade Japonesa, o Japão finalmente se rendeu. O verdadeiro intuito do lançamento dessas bombas era mostrar a força norte-americana sobretudo com fins de amedrontar a URSS.





Adaptado de: 
<http://www.infoescola.com/historia/bombas-de-hiroshima-e-nagasaki/>
<FIGUEIRA, Divalte. Historia, serie novo ensino médio. São Paulo: Editora Ártica, 2002.>


2 comentários:

  1. Gostei muito deste blog, porem achei os textos muito sintetisados, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste blog, porem achei os textos muito sintetisados, parabéns

    ResponderExcluir