Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

RESUMO FINAL


        A Segunda Guerra Mundial é considerada por muitos o maior acontecimento de todos os tempos. Ela teve como principais causas o Tratado de Versalhes e a crise econômica, e seu inicio deu-se em 1939 quando a Polônia foi invadida pelo exercito alemão, fato que fez com que França e Inglaterra declarassem imediatamente Guerra a Alemanha. Pode-se dizer que todos os países participaram direta ou indiretamente neste grande conflito, pois alguns possuíam matéria-prima, outros mandavam mantimentos, dispunham de boa localização ou então apenas serviam de apoio a algum dos grupos. Os dois grupos em combate eram os Aliados (Inglaterra, URSS, Franca e EUA) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Hitler antes do inicio da guerra desrespeitava o Tratado de Versalhes, manipulava os cidadãos alemães e enganava a todos com seus discursos que faziam apologia a Alemanha não ter pretensão de guerra.
        Além disto, há descobrimentos entre outros aspectos da bomba atômica que se deu sobre inicio da fórmula de Albert Einstein e que logo após ouve o descobrimento de que os alemães estariam começando criações de fissão nuclear, com esse acontecimento foi mandada uma carta de Einstein ao presidente dos EUA Roosevelt com o aviso de que o pais deveria priorizar a criação das bombas. As bombas atômicas foram resultado do famoso projeto de Manhattan que foi um trabalho dos EUA, Canadá e Reino Unido para se defender dos Alemães Nazistas. Os dois grandes ataques de bomba atômica foram no Japão, em Hiroshima e Nagazaki causando grande destruição e morte de cerca de 140.000 pessoas, alem das mortes por radioatividade. A bomba chegava a um milhão de graus Celsius e percorria milhões de quilômetros e seu principal conteúdo foi o urânio. A bomba atômica teve grande importância na biologia sendo cancerígena e podendo causar mutações, cegueira, infertilidade entre outros e na química nuclear como o urânio que foi o maior componente para bomba, e hoje em dia ainda tem seus benefícios na medicina e em usinas nucleares entre outros.
         Os efeitos da radiação que eram tão acumulativos que se levou a mutações em um organismo submisso a uma quantidade elevada de radiação. Tudo o que restava e estivesse em um raio de dois quilômetros e meio destruiu a vegetação e toda a estrutura das cidades. A radioatividade se alastrou causando chuvas ácidas, contaminando regiões em suas plantações, lagos e rios. Por isso hoje, há muitos descendentes da guerra que ainda sofrem as conseqüências desta radiação. Em março de 2011, logo após o acidente de Fukushima, cientistas Japoneses descobriram que o acidente gerou mutações genéticas em borboletas, e que também podem ter afetado outras espécies.
         O surgimento da genética das bactérias ocasionado na guerra foi um período muito agravante e preocupante. As armas químicas e biológicas contêm seus descendentes da Segunda Guerra Mundial até hoje, temiam o avanço tecnológico contemporâneo com o passar dos tempos, pois foi o que hoje se expandiu atualmente. Justamente por isso em 1971 levaram a proibição das armas biológicas e também das armas químicas. Mas, a verdadeira revolução da guerra foi às armas nucleares. Os microrganismos foram causadores de tanta preocupação, era a nova arma descoberta que havia gerando inúmeras mortes. Seguido disto, os agentes biológicos são uma grande ameaça depois das armas nucleares. Estes agentes biológicos são facilmente transformados em armas. Os vírus que geraram milhões de mortes eram as bactérias geradoras da Tularemia, do botulismo, da peste e do vírus da varíola, brucelose, muito fatais. Contaminam-se quem tiver o contado diretamente com a bactéria, seja pelo ar, pela água e alimentos contaminados.
          Nesta época foi utilizada a câmera de gás, com o intuito de matar pessoas, e em alguns casos exterminar com as doenças. No auge, foram fabricadas algumas bombas nucleares, utilizando os mesmos recursos das câmeras, um gás que inalado levaria a óbito, algumas cidades ficara totalmente destruídas como é o caso de Hiroshima e Nagasaki. Estes acontecimentos são extremamente importantes, pois através deles hoje é usada a energia nuclear, que é transformada em elétrica. Foi depois da descoberta de reações nucleares que ocorreu na Segunda Guerra Mundial com a explosão das bombas atômicas que a radiação se tornou um ponto preocupante, e foi depois da guerra que ela ficou mais conhecida por ser um avanço na tecnologia: a energia nuclear. Com esta descoberta se obteve alguns benefícios, pois é essa energia que está substituindo as gerada em hidrelétricas, a energia derivada de petróleo e a usina de carvão.

          Concluímos com este trabalho a importância da 2º Guerra Mundial, envolvendo países com auto índice de economia hoje em dia, e que foram altamente desenvolvidos naquela época, entrando em conflito com diversos países o que foi um dos maiores acontecimentos mundiais. Podemos também nos aprofundar detalhadamente em todos os processos da Guerra incluindo História, Biologia, Química, Física e demais matérias, o que facilitou nosso ensino, pois aprendemos como foram feitos armamentos, as doenças transmitidas na época que ainda hoje deixaram marcas em muitas pessoas e em cidades como Nagazaki e Hiroshima por sua radiação que foi gerada pela revolucionaria Bomba Atômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário